Festa da Castanha:

<< Clique na imagem para visualizar as fotos.

Com vista à promoção da castanha da região, organizou-se em Vale de Estrela, a I Festa da Castanha, nos dias 29 e 30 de Outubro de 2005. Esta iniciativa, organizada pela ADEFES (Associação de Desenvolvimento das Freguesias da Encosta da Serra) da qual Vale de Estrela faz parte, contou com a presença das freguesias associadas, para a mostra dos produtos. Os produtores da encosta da Serra, pretendem a certificação da castanha longal, como produto de qualidade, considerada uma das melhores do mundo.

Do programa constaram: a animação de vários grupos musicais, colóquios, mostra de produtos e o Concurso "A Melhor Castanha Longal".

Apresentação do livro Lajes, xailes, trigo e peguilho:

<< Clique na imagem para visualizar as fotos.

Lajes, xailes, trigo e peguilho é o nome do livro escrito por Isabel Cristina Afonso Lopes, e que retrata tradições e historias de Vale de Estrela.

A apresentação deste livro, decorreu no salão da Junta desta Freguesia, que foi pequeno para acolher tanta gente. O Grupo de Cantares da Arrifana abriu a sessão que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Virgílio Bento, do Vereador José Gomes e do presidente da Junta de Freguesia, António Lobo.

Nota: Ver reportagem no site do jornal A Guarda.

Matança do porco:

<< Clique na imagem para visualizar as fotos.

A fim de recordar as tradições antigas, a Junta de Freguesia de Vale de Estrela organizou a matança tradicional do porco.

Como é uma tradição que se tem vindo a perder ao longo do tempo, decidiu-se organizar a festa da matança. Participaram nesta festa várias pessoas interessadas em reviver as antigas tradições, já para os mais novos, serviu para aprenderem algo mais. No final todos tiveram a oportunidade de provar as especialidades do porco, como por exemplo, febras, morcelas, farinheiras e chouriças.

Oportunamente serão colocadas mais fotos.