Na freguesia de Vale de Estrela existem cinco colectividades que contribuem para o seu desenvolvimento.

São elas:

Associação Desportiva e Cultural de Vale de Estrela

Lugar da Vinha Velha, nº 1  6300 - 230 Vale de Estrela

Tel/Fax: 271223123

A ADC Vale de Estrela, foi fundada a 17 de Julho de 1979, por José Carlos Galinho Pires, Bernardino Galo Gonçalves, José Gonçalves de Almeida e José Gonçalves Costa. Desenvolve actividades de âmbito desportivo (Futsal, Basquetebol, Ténis, Tiro ao Alvo e Atletismo), de âmbito cultural (Fanfarra Chamissons da Estrela - Escola de Música) e ainda de âmbito social (IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social).

 

Associação de Desenvolvimento e Melhoramentos de Vale de Estrela

A ADM Estrela é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que foi fundada em Abril de 1989, com o objectivo de dar resposta às necessidades da população. Actualmente, desenvolve actividades sociais, culturais e desportivas. Contribuí também para a preservação do artesanato local e de outras formas de cultura tradicional e para a criação de iniciativas locais de emprego, visando a fixação da população jovem na região.

 

Grupo Juvenil de Vale de Estrela

 

Rancho Folclórico de Vale de Estrela

Este grupo, tem o objectivo de preservar e divulgar as cantigas populares e os trajes típicos da região.

 

Associação de Caça e Pesca de Vale de Estrela

A Associação de Caça e Pesca de Vale de Estrela, possuí uma zona de caça associativa (processo Nº 1543), com uma área de 1.074.000 hectares. Estão inscritos 36 associados, os quais caçam coelhos, perdizes, lebres, codornizes, raposas e javalis. Fundada a 29/06/1994, foram os fundadores José Carlos Galinho Pires, António Duarte Neto, Américo Nunes Lobo e Eliseu Costa Lima.

 

        A nível de Educação, encontram-se em Vale de Estrela: uma escola primária, um jardim de infância, uma escola de condução, um centro de educação rodoviária (para as escolas primárias do distrito da Guarda) e o Centro de Exames da DGV.